domingo, setembro 04, 2005

20 compromissos democrata-cristãos na administração autárquica(cont.II)

7. CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES
Promover condições de acessibilidade para os cidadãos deficientes, tanto de um ponto de vista arquitectónico e de transportes públicos como perante as novas tecnologias de informação e de comunicação.
8. APOIO ÀS ACÇÕES DE VOLUNTARIADO SOCIAL
Reforçar o apoio às instituições sociais, aos movimentos e às associações cívicas que, em dinâmica comunitária, prestem serviços no âmbito do voluntariado social, nomeadamente no combate à pobreza e à marginalização, no tratamento de situações sociais de risco, no apoio a deficientes e na promoção e defesa da vida e da maternidade.
9. CONSAGRAÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS DE CIDADE
Promover novas políticas de cidade através de operações de requalificação de zonas urbanas que privilegiem a recuperação de imóveis antigos ou a construção de fogos novos para famílias com dois ou mais filhos, bem como a garantia de zonas verdes e infra-estruturas de comércio, lazer, cultura e recreio, humanizando os ambientes urbanos. Combater a massificação, proteger, afirmar e valorizar a identidade característica de cada localidade, contrariar a diluição em subúrbios gigantescos e despersonalizados de periferias urbanas, antes favorecendo um ordenamento metropolitano multipolar.
10. REFORÇO DA SEGURANÇA DOS CIDADÃOS
Reforçar a segurança dos cidadãos contra a criminalidade e a delinquência, de forma a permitir que as pessoas possam viver com tranquilidade e com a confiança de poderem exercer com liberdade todos os seus direitos. As políticas de reforço da segurança dos cidadãos passam, por um lado, pela criação de condições mais propícias para o exercício das funções das forças policiais (nacionais e municipais) e, por outro, por medidas destinadas à realização de uma maior coesão social e familiar e de combate à exclusão social.