quarta-feira, julho 27, 2005

Requalificações de agora, mas já esquecidas...

Já no dia em que foi inaugurada fiquei decepcionado. Hoje em dia e tendo em conta o esquecimento a que foi votada aquela requalificação, mais decepcionado fico. Falo da transformação que ocorreu, para o "embelezamento" das muralhas, entre a porta do Raimundo (um pouco antes) e a Serpa Pinto (um pouco depois). No dia em que tal projecto tomou figura definitiva, pensei para comigo e para com o meu sentido estético, que misturar tantas espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas diferentes, poderia vir a constituir uma espécie de "salganhada". O certo é que não sou Arquitecto Paisagista e reconheço que nem todos são obrigados a gostar do mesmo...mal seria! No entanto, e na minha opinião, outro embelezamento poderia ter tido resultados mais positivos. Mas o problema não reside aí. Reside sim, passando hoje a pé pela tal transformação, na selva em que esta se tornou...Os bancos, alguns orientados ou dispostos de forma errada ou pelo menos nada prática, estão invadidos por todas as espécies que lá se encontram plantadas. Estas, chegam a crescer por entre as ranhuras que tais assentos têm. Já para não falar na altura que algumas espécies atingiram, assemelhando-se a mato, onde as folhas dos plátanos (que já ali estavam) se vão acumulando, tal a dificuldade que deverá existir na sua remoção.
Assim, só posso concluir que o projecto não terá sido o melhor; que a longo prazo a sua manutenção não foi pensada; que os serviços camarários não foram dotados da capacidade para manter adequadamente tal fachada e que foi votado a um abandono parcial.
Esperemos que com a campanha autárquica, melhore!

sábado, julho 23, 2005

Explicação a Sua Excelência o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. José Ernesto Oliveira, o tal que se diz ser o “Amigo de Évora”.


A água é uma substância líquida abundante na Terra. Existe em vários locais e formas: na sua maioria nos oceanos e nas calotas polares do nosso planeta, mas também em nuvens, mares interiores, rios, barragens, lagoas, etc. Sob um ponto de vista químico, a água é um líquido incolor e inodoro, composto de hidrogénio e oxigénio e tem como fórmula química - H2O.
Todas as formas conhecidas de vida necessitam de água. Os seres humanos consomem "água de beber" (água compatível com as características do nosso corpo) mais conhecida por potável. Esta fonte natural está escasseando devido ao aumento gradual e contínuo da população mundial, a sua disponibilidade em várias regiões povoadas está na agenda de muitas organizações, que defendem a sua preservação.
Corpo Humano
No corpo humano a água é o principal componente. É dito que o envelhecimento pode ser considerado um processo de secagem, uma vez que da infância até à velhice a quantidade de água no corpo diminui gradualmente.
Por conseguinte interrogo: havendo em Évora rotundas a jorrar água o dia inteiro, os campos secos e a água a ser aumentada desde 2001, será que o Senhor Dr. José Ernesto de Oliveira sabe o verdadeiro significado da água?

quinta-feira, julho 21, 2005

Arranca pré-campanha "ao lado" dos portugueses

O primeiro cartaz nacional da pré- campanha do CDS-PP para as autárquicas foi hoje colado em Lisboa e aposta no lema da proximidade para as eleições de Outubro, com o slogan "De novo do seu lado".
"As eleições autárquicas são eleições que chamam a atenção das pessoas para os problemas da proximidade", explicou o presidente do CDS-PP, Ribeiro e Castro, figura central dos cartazes nesta primeira fase da pré-campanha.
Quanto à utilização da expressão "de novo", que poderia indicar algum corte com o passado, Ribeiro e Castro justifica-a apenas por se estar "novamente em processo de eleições".
Para o líder dos democratas-cristãos, a mensagem a transmitir é que "o CDS é amigo das famílias, dos contribuintes, das empresas".
"Este lema será também sublinhado na carta do autarca democrata-cristão, que está a ser preparada", acrescentou Ribeiro e Castro, que aparece sem gravata nos cartazes, onde o branco convive com o tradicional azul e amarelo do CDS.
Também o símbolo tradicional do partido, com duas setas, foi adaptado para estas autárquicas, surgindo, nos cartazes, em forma de coração.
Se é o líder que terá a sua imagem espalhada pelo país nesta primeira fase, rapidamente os vários municípios vão receber cartazes com os rostos dos candidatos autárquicos do partido.
Em Lisboa, esta segunda fase vai arrancar mais cedo que no resto do país, estando prevista ainda para esta semana a colagem dos primeiros cartazes com a candidata Maria José Nogueira Pinto.

quarta-feira, julho 20, 2005

Mais fiscalização às contas das autarquias

Ribeiro e Castro referiu ontem que é necessário um maior controlo das contas das autarquias e da carga fiscal imposta pelas mesmas e apelou aos eleitores para que sejam os agentes fiscais das finanças dos municípios.
“Os munícipes têm que zelar por finanças sãs e debater as questões relacionadas com a fiscalidade municipal, porque muitas das autarquias aplicam as taxas mais elevadas com fortes implicações nos seus bolsos.
São assuntos que devem ser levados para os debates e para as campanhas eleitorais”, sublinhou o presidente do CDS-PP após a apresentação da candidata do partido à Câmara Municipal de Évora, Mariana Cascais.
Ribeiro e Castro classificou ainda como inaceitável a “onda avassaladora dos impostos” desde que o PS assumiu o Governo e pediu aos eleitores para que “respondam contra esta situação” nas próximas eleições autárquicas.
Ler: Correio da Manhã

Apresentação consumada!

A apresentação em plena Praça do Geraldo terá sido o demonstrar de uma candidatura descomplexada, sem receios e acima de tudo voltada determinantemente para os Eborenses. Quem passou viu, quem passou ouviu.
Ouviu um registo da Dra. Mariana Cascais bastante aguerrido, convicto de ideias e revoltado com algumas das situações vividas neste cenário eborense. Ouviu falar de uma pobreza que é esquecida. Ouviu falar de um património apregoadamente valorizado, mas que na realidade começa a ser sombreado pelo betão. Ouviu falar na necessidade de ponderar bem os prós e os contras de um comércio menos tradicional, antes de sermos inundados de receios ou de esperanças. Ouviu falar em promessas eleitorais socialistas que se mantém apenas e só, promessas. Ouviu falar na necessidade de se criarem condições para um turismo que dignifique e contribua para a economia da cidade. Ouviu falar em muitos outros aspectos.
O arranque foi dado. O Dr. José Ribeiro e Castro, esteve presente a ajudar e a mostrar que também por terras alentejanas há vontade de ousar!
Ousem também os eleitores!

sábado, julho 16, 2005

Apresentação de Candidatura

Deixando os moldes mais formais e partindo em busca da inovação e do contacto directo com o eleitorado, a apresentação da candidatura da Dra. Mariana Cascais à CME terá lugar em plena Praça do Geraldo.
Segunda, dia 18, pelas 18.30h, quando já estiver mais fresco. Contará com a presença da candidata, claro está, com o candidato à Assembleia Municipal, Dr. António Pestana de Vasconcellos e com o Presidente do CDS/PP, Dr. José Ribeiro e Castro.

HIC ET NUNC

Para tudo existe um tempo preciso, uma hora chave, um momento oportuno. Um timing, como dizem os Ingleses. HIC ET NUNC, aqui e agora, vive desses e para esses espaços temporais, que embora efémeros, podem decidir um rumo, uma estratégia, uma visão, uma cidade. E que momento mais oportuno para um órgão concelhio se estrear nas lides blogosféricas que um desafio autárquico? O desafio por excelência para aqueles que se debruçam sobre a política, sobre a política de uma cidade, da sua cidade. Eis a razão do momento, eis a razão do projecto. No presente, reflectindo o passado, preparando o futuro. Na génese a CPC de Évora do CDS/PP.